segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Deus, desembaraça o meu caminho! (II Samuel 22.33);

Deus, desembaraça o meu caminho! II Samuel 22.33;

"Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.";

Existem momentos na vida da gente, que nos vemos sem rumo, embaraçados, vivendo situações tão complicadas que nos paralisa; ficamos totalmente impotentes, embaraçados mesmo! Clamar ao Deus Todo Poderoso, é o começo de uma postura correta, no processo; É a história da criança que precisou de ajuda do pai para desembaraçar a linha da pipa ou aquela criança que precisava descascar uma laranja e pede ajuda ao pai... Nosso Pai Celestial tem prazer em nos atender; Ele sempre esteve atento, observando-nos  e cuidando da gente, mesmo em momentos de negligência nossa em buscá-lo!

Variados serão os motivos de estarmos com o caminho embaraçado; Há embaraços provocados por pessoas ao nosso redor, provocados pelas circunstâncias da vida e há embaraços que nós mesmos provocamos! Seja qual for o motivo, o que importa é que os percebemos e estamos dispostos a sair deles, clamando ao Senhor! Deus sempre nos responde, quando clamamos a Ele! 

Socorro, Deus! Desembaraça o meu caminho!  
Pois bem, se eu e vc quisermos ter nosso caminho desembaraçado...

1) Precisamos abandonar os maus conselhos ( I Reis 12.8-13);

O texto mostra um jovem, iniciando o seu reinado, em busca de conselhos na solução de questões levantadas pelo povo! Roboão busca aconselhar-se com pessoas experientes, mas despreza seus conselhos e decide errado; os seus caminhos se embaraçam à partir daí! A história dos reis de Israel, é marcada por escolhas certas e erradas! 
Quem tem me aconselhado? São conselhos bons, ou ruins? Roboão achou que seus colegas entendiam do assunto, mas eles não sabiam nada da vida; No livro dos Salmos, nº 1, verso 1, aprendemos que é feliz aquele que não atende aos conselhos dos ímpios; Se queremos que Deus desembarace o nosso caminho, temos de abandonar os maus conselhos!

Desembaraça o meu caminho, Deus! Por favor!
Se quero que Deus desembarace o meu caminho, eu preciso...

2) Ter cuidado por onde ando (Provérbios 4.14,15 e 13.20);

"Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo."; "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.";

Eu preciso avaliar aonde ando, se quiser mesmo que Deus desembarace meu caminho! Por que caminhos vc anda, querido? Está no rumo certo? Tem certeza?   Se há dúvida, então, PARE e recomece! O Salmo de nº 32 versos 8, 9, nos adverte: "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; ..." e "Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento e cuja boca precisa de cabresto e freio..."; Avalie seus caminhos, suas escolhas e, se for o caso, reconsidere decisões e posições! Dê meia volta e recomece!

Deus, desembaraça o meu caminho, por favor! Essa é tua oração?
Se quero que Deus desembarace o meu caminho, preciso...

3) Reconhecer que Jesus é TUDO o que eu preciso (Marcos 9.21-27); 

" ...E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê....repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. ... Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.";

Essa é a história de um pai desesperado com seu filho que sofria possessão demoníaca desde criança; ele procura os discípulos de Cristo, mas eles não resolvem o problema; o pai, sem esperança, começa a duvidar de que Jesus o pudesse. Aquele homem precisou reconhecer que JESUS era TUDO o que ele precisava naquele momento! Tem situações na vida da gente que nem pastor, pastora, bispo, ou seja lá quem for, vai resolver! Aliás, mesmo quando estes nos ajudam, é com a unção e pelo poder de CRISTO!

 A quem temos recorrido no desespero de ver nossas questões resolvidas? Quantos exemplos temos de pessoas que esgotaram seus recursos em busca de solução para uma questão, até que CONHECERAM A CRISTO, ou, outras que acabam suicidando-se, no desespero?
A bíblia conta inúmeras histórias que confirmam isso, mas uma que me chama a atenção é a de Zaqueu; a vida de Zaqueu, como judeu e cobrando impostos de seu próprio povo, estava bem embaraçada! Ao conhecer Jesus, ele descobre TUDO o que ele precisava; então decide que seus bens, dinheiro, riquezas, e tudo o mais que possuía, eram dispensáveis, pois ele descobrira seu verdadeiro tesouro: CRISTO!

Lembro-me agora da canção que tanto me faz recordar isso: "Sem Cristo eu nada seria, sem Cristo não sei andar, sem Cristo eu vagaria qual barquinho no imenso mar; Cristo, só Cristo! Queres hoje aceitar esse amigo se par? Só Cristo, só Cristo! Sem Ele, não há salvação!"; Uma versão antiga diz: "Sem ele é tudo vão"; Tudo vira nada se Cristo, querido! Pense bem nisso!

Sim, Jesus é tudo o que precisamos:
  • Em João1.29 João Batista diz de Jesus: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"; o pecado embaraça a gente, e Jesus tira esse embaraço!
  • Em João 4.28,29 uma mulher samaritana, ao conhecer Jesus, abre mão do seu instrumento de trabalho, para anunciá-Lo aos outros: "Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?";
  • Em João 8.36, o próprio Cristo diz: "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."; Só o FILHO de Deus pode livrar-nos dos embaraços!
  • Em João 14.6 Ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.";
Em João 15.5 Jesus diz: "Eu sou a Videira, vós as varas; quem está em mim. e eu nele. esse dá muito fruto; porque SEM MIM, NADA PODEIS FAZER.";                                                                                                                                                                                          QUERO CONCLUIR COM A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE TINHA UM EMBARAÇO TÃO GRANDE EM SEU CAMINHO QUE ESTAVA PRESTES A MORRER EM CONSEQUÊNCIA DISSO, QUANDO CONHECE JESUS E TUDO NA VIDA DELA MUDA! Trata-se da mulher adúltera de acordo com relatos de João no capítulo 8.1-11; Os legalistas escribas e fariseus trazem a Cristo uma mulher apanhada em adultério; mal sabiam eles que estavam, embora não fosse esse seu propósito, salvando, tirando os embaraços da vida daquela mulher, ao apresentá-la ao Senhor! Jesus olha para ela, com muito carinho e diz: Você está livre dos embaraços que suas escolhas e atitudes provocaram! Vc tem agora uma nova chance! É só ir para sua casa, sua família, e não pecar mais! VOCÊ PODE MUDAR DE VIDA, SE QUISER! VC QUER?                                                                                                                                                                                                                                                                Espero ter podido ajudar de alguma maneira com estas considerações! Um abraço,                              
Else Dias do Amaral Pereira

2 comentários: